sábado, 30 de dezembro de 2017

HÁ UM STEVIE WONDER BRASILEIRO: O GRANDE ÁLVARO TITO, COMPOSITOR, ARRANJADOR, MULTINSTRUMENTISTA!





A
cho que não é a primeira vez que escrevo sobre ele, coincidentemente, de férias, assisti por acaso nessa manhã um aparte do especial sobre o grande músico, cantor, compositor, arranjador norte americano Stevie Wonder no canal Arte I. Lembrei mais uma vez da semelhança com o cantor evangélico brasileiro, Álvaro Tito, 52, que curiosamente também é cantor, compositor, arranjador, multi instrumentista cuja musicalidade foi formada na Igreja Assembleia de Deus do RJ e ouvindo na adolescência o próprio Stevie Wonder como referência além de Lionel Richie, Barry White e outros grandes nomes da musica negra norte americana.



Em 1986, minha esposa esteve gravemente doente e para a morte, fora curada milagrosamente em nome de Jesus ( há dezenas e dezenas de pessoas testemunhas desse fato e período ) e uma canção era lançada nesse mesmo ano e se tornou a canção da cura dela, "Pelo Nome de Jesus" de autoria desse grande músico cristão evangélico Álvaro Tito.



A GRAVAÇÃO ORIGINAL DESSA CANÇÃO ( 1986 ) observação importante: nos arranjos feitos pelo próprio Álvaro Tito e a bateria tocada pessoalmente por ele!


 
Hoje, em tempos em que a mídia secular promove injustiça ao elevar a categoria de cantores destaque algo como Anita e Pablo Vittar e que igualmente a música cristã evangélica promove quem vende mais e não quem quem apresenta maior qualidade musical e até espiritual, cometendo o mesmo erro do meio secular, introduzindo e apresentando cantores, artistas inconversos como a funkeira Perla e não se envergonhando de ter alimentado outros que embora convertidos mudaram tanto em detrimento de uma sobrevivência artística profissional como Mara e ultimamente o próprio Kleber Lucas, ou por trabalhos eticamente, do ponto de vista cristão reparáveis ou por declarações e posições desastrosas reverenciar e lembrar dos que produziram coisas musicalmente de valor é quase obrigatório.


 

Falta de originalidade, autenticidade, imitações musicalmente técnicas, imposição de estilos que acabam se desgastando pelo exagero e repetição como a boa música do Jesus Culture, que na repetição fica desgastada chegando as vias da forçação de barra gerando desconfiança na autenticidade de sentimentos quando copiada e copiada exaustivamente pelo modelo bem aceito por anos a fio. Afinal coisas  legítimas e boas podem perder o seu valor e eficácia pelo mau uso.


Por Helvécio S. Pereira*

*graduando em teologia/ historiador de arte/ pedagogo






UM CD ACÚSTICO COM PARTE DE SUAS IMPORTANTES CANÇÕES












PARA ACESSO A UM ABOA BIOGRAFIA DE ÁLVARO TITO ATUALIZADA, CLIQUE


MAIS UM DOS "LPs" ANTIGOS, "SENTIMENTOS", COMPLETO E COM SOM ORIGINAL




-